A dogmática do tribunal do júri no Brasil: por um retorno crítico aos pressupostos históricos não testificados

Original price was: R$ 100,00.Current price is: R$ 79,90.
Questionar os suportes históricos dos modelos decisionais que amparam o exercício infiscalizável do poder é essencial para romper com os modelos processuais vigentes, incompatíveis com o paradigma do Estado Democrático de Direito. Ao indagar a manutenção do tribunal do júri no direito brasileiro, a presente obra provoca o leitor a pensar a aplicação do Direito, adotando-se a processualidade jurídica como ponto de partida para a construção de decisões jurídicas legítimas e compatíveis com o direito democrático. Nesse cenário, a problemática dos veredictos proferidos pelos jurados é ressaltada, haja vista a centralização do poder decisório em um sujeito decisor e seu saber privilegiado.

Sinopse

Ultrapassados mais de 200 anos da mítica instauração do tribunal do júri no direito brasileiro, torna-se indispensável a revisitação teórica desse modelo decisional, a fim de interrogar a dita vontade popular que esse julgamento, pretensamente, traduziria e sua compatibilidade com a construção do direito democrático. O que se indaga nesta obra, em outras palavras, é a insuficiência do fundamento dogmático, segundo o qual a construção de decisões, com base na consciência do povo, compreenderia um julgamento democrático apto a legitimar a decisão dos jurados.
Convida-se o leitor, dessa forma, em contraposição a essa concepção, a pensar a legitimidade da decisão jurídica, não a partir do sujeito que decide, mas da sua abertura à fiscalidade ampla e irrestrita pelo povo, exercitada no âmbito da processualidade jurídica, por intermédio do contraditório, da ampla defesa e da isonomia.
Desvendar a obscuridade da manutenção desse modelo de julgamento e a impensada repetição dos fundamentos que a ensejam é, pois, tarefa inadiável diante da instituição do Estado Democrático de Direito e sua imprescindível implementação.

Sumário

AGRADECIMENTOS
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
1 INTRODUÇÃO
2 A ORIGEM HISTÓRICA DA INFISCALIDADE DAS DECISÕES DO TRIBUNAL DO JÚRI NO BRASIL
2.1 A origem dogmática do tribunal do júri no Brasil: pressupostos liberais e o discurso de combate à corrupção
2.2 A influência do paradigma constitucional liberal
2.3 A procedimentalização primeva do tribunal do júri
2.4 A influência da doutrina estrangeira e as contribuições de Edward Livingston
2.5 O Código de Processo Criminal do Império e as reformas subsequentes como resultado
3 O JÚRI NO BRASIL REPÚBLICA: PASSADO E PRESENTE IMBRICADOS NA INSISTENTE BUSCA POR UM DECISOR QUALIFICADO
3.1 O jurado como intérprete privilegiado dos fatos
3.2 Fórmulas e o sacramento do juramento
3.3 A ausência de processualização do tribunal do júri no Brasil
4 CONCLUSÃO
POSFÁCIO
REFERÊNCIAS

Informações adicionais

Ano: 2024
Editora: Conjecturas
Edição: 1ª
ISBN (versão física): 978-65-983153-9-9
ISBN (versão digital): 978-65-983153-8-2
Número de páginas: 120
Capa: Flexível

Referência da obra, conforme a NBR 6023:2018 da ABNT

Versão física:

RIBEIRO, Beatriz. A dogmática do tribunal do júri no Brasil: por um retorno crítico aos pressupostos históricos não testificados. Belo Horizonte: Conjecturas, 2024.

Versão digital:

RIBEIRO, Beatriz. A dogmática do tribunal do júri no Brasil: por um retorno crítico aos pressupostos históricos não testificados. Belo Horizonte: Conjecturas, 2024. E-book.