É com grande orgulho que a Editora Conjecturas anuncia uma conquista memorável para o pensamento jurídico nacional. Durante o I Encontro de Cooperação Judiciária, realizado nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, em uma parceria histórica entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) e o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), fomos a única editora a contar com duas obras laureadas por suas relevantes contribuições acadêmicas.
A celebração é ainda maior, pois dois de nossos ilustres membros do Conselho Editorial também foram individualmente premiados, consolidando a posição da Conjecturas como um verdadeiro polo de excelência e vanguarda.
“Cooperação judiciária interinstitucional”: a vanguarda da prevenção de litígios
A primeira obra premiada, “Cooperação Judiciária Interinstitucional: a experiência do TRT MG”, originada de uma aprofundada dissertação de mestrado, explora uma das mais promissoras frentes de modernização do Judiciário. Parabenizamos a autora Keila Andrade Alves Rubiano por sua análise precisa e inovadora.
O livro descreve uma mudança de paradigma: a transição de uma justiça focada apenas na resolução de conflitos para uma atuação proativa, voltada à prevenção de litígios. A autora analisa a experiência concreta do TRT-MG, em especial o projeto piloto “Leading Case Supermercados BH”, demonstrando como a cooperação entre o Judiciário, o Ministério Público e a iniciativa privada pode gerar soluções sistêmicas para demandas repetitivas, promovendo ambientes de trabalho mais seguros e reduzindo a judicialização.
“Governança, conformidade e transparência”: uma análise profunda sobre a gestão do Judiciário
A segunda honraria foi concedida à obra “Governança, conformidade e transparência: caminhos para a gestão eficiente do Judiciário brasileiro”, fruto de tese de doutorado defendida com louvor que oferece contribuição científica inédita. Nossas congratulações nominais aos autores Paulo Sérgio Barbosa Carvalho, Daniel Jardim Pardini e Cid Gonçalves Filho por sua pesquisa de fôlego.
Utilizando uma abordagem inovadora, o livro avança o conhecimento sobre os determinantes do desempenho do Poder Judiciário. A pesquisa demonstra empiricamente que o fortalecimento das práticas de governança e conformidade eleva o nível de transparência, o que, por sua vez, é capaz de reduzir despesas financeiras e variáveis nos tribunais. É uma leitura indispensável para gestores públicos, magistrados e acadêmicos que buscam otimizar a máquina judiciária com base em evidências concretas.
Nosso Conselho Editorial em destaque
A alegria é redobrada ao celebrarmos a premiação de dois membros de nosso Conselho Editorial por suas notáveis produções acadêmicas sobre a temática do encontro:
- Prof. Dr. Antônio Gomes de Vasconcelos, Desembargador do TRT-MG e Professor da UFMG, laureado por suas contribuições sobre cooperação judiciária. Sua profunda conexão com o tema é evidenciada, inclusive, em sua participação na obra “Cooperação Judiciária Interinstitucional”, na qual assina o prefácio.
- Prof. Dr. Adriano da Silva Ribeiro, Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Universidade FUMEC, cuja produção acadêmica sobre a mesma temática também foi merecidamente reconhecida, reforçando a excelência do corpo de especialistas que orienta nossa linha editorial.
Um compromisso com o futuro da justiça
A Editora Conjecturas sente-se honrada por esse triplo reconhecimento, que chancela a qualidade e a pertinência das obras que trazemos a público. Agradecemos e parabenizamos mais uma vez nossos autores por sua dedicação à pesquisa e por confiarem em nosso selo editorial.
Convidamos toda a comunidade jurídica a mergulhar nestas leituras essenciais que estão na vanguarda do debate nacional.